Blog Assessores de Currículo, Técnicos e Supervisores

11/04/2010

XX JOGOS ESTUDANTIS JET'S - DRE DIANÓPOLIS

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE DIANÓPOLIS

O dia 8 de abril de 2010 foi marcado por mais um brilhante evento realiado pela DRE - Diretoria Regional de Dianópolis, representada pela competente Diretora Regional Edna de Jesus Vieira e toda equipe organizadora:
A solenidade de abertura da 20ª Edição dos Jogos Estudantis do Tocantins, (JET’S) - Fase Regional.
Foram convidados para compor a mesa de honra as seguintes autoridades presente:
  1. Fabiano Rodrigues Marques, Técnico Pedagógico de Currículo de Educação Física;
  2. Osvaldo Baratins, Vereador neste ato representando o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Dianópolis, o Senhor Reginaldo Melo Rodrigues;
  3. Edna de Jesus Vieira, Diretora Regional de Ensino de Dianópolis;
  4. Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Diretor Regional de Ensino de Palmas;
  5. Joana dos Reis Neres Gomes, Diretora Regional de Ensino de Porto Nacional;
  6. Belmiran José de Souza, Presidente do Comitê Estadual - JET's;
  7. Noraney de Fátima Fernandes de Castro, Subsecretária de Educação e Cultura;
  8. José Salomão Jacobina Aires, Prefeito Municipal de Dianópolis;
  9. Suzana Salazar de Freitas Morais, Secretária Estadual de Educação e Cultura;

    O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Prefeituras Municipais, e demais parceiros na realização deste evento dá boas vindas a todos nesta cerimônia de abertura da fase Regional do XX (20º) Jogos Estudantis do Tocantins - JET’S.
    Os Jogos Estudantis do Tocantins é promovido pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura em parceria com Secretaria Estadual do Esporte e Prefeituras Municipais, cuja finalidade é garantir aos alunos da rede pública e privada de ensino, a participação efetiva em um processo diferenciado de educação, através do esporte, promovendo assim, o desenvolvimento do homem e da cidadania, fundamentando-se nos princípios da totalidade, cooperação, autonomia, regionalismo e integração.

Apresentação de todos os convidados e respectivas modalidades esportivas que fazem parte nestes jogos:

Giovane Almeida Soares, apresentando a modalidade esportiva atletismo.
 Lucas Almeida Schuwanke, apresentando a modalidade esportiva, natação.
 Gabriel Almeida Alhert, apresentando a modalidade esportiva tênis de mesa;
 Lara Póvoa Magalhães Santos, apresentando a modalidade esportiva, handball;
 Eduardo Lima Macedo, apresentando a modalidade esportiva, Xadrez;
 Vitor Eduardo Ribeiro Maciel, apresentando a modalidade Esportiva, futsal;
 Caroline Almeida Schuvanke, apresentando a modalidade esportiva voleyball;

Delegações

Delegação de Almas:
•Marizete Cardoso de Souza Freitas, Diretora de Unidade, do Col. Est. Abner Araújo Pacini, portando a Bandeira do Município;
 Totalizando: 42 atletas

• Margarida Cabral Alves, Diretora de Unidade, da Escola Estadual Deoclides Muniz, portando a bandeira do município.
 Totalizando – 18 altelas

Delegação de Conceição do Tocantins:
• Drawlas Claymont Ribeiro da Silva, Diretor de Unidade do Colégio Estadual Cel. José Francisco de Azevedo, portando a Bandeira do Estado;
 Totalizando: 84 atletas

Delegação de Novo Jardim
• Ivonete Barbosa de Sousa, Diretora de Unidade da Escola Estadual Jardim, portando a Bandeira do município.
 Totalizando: 38 atletas.

Delegação de Ponte Alta do Bom Jesus:
• Suporte Pedagógico, Liander Diniz Chaves, portando a Bandeira do Município, neste ato representando a Diretora de Unidade do Colégio Antônio Carlos de França, Sileide Maria dos Santos
•  Totalizando: 38 atletas.

Delegação de Porto alegre do Tocantins:
• Arlindo Fernandes Neto, Diretor de Unidade do Colégio Estadual Alfredo Nasser, portando a Bandeira do Município.
Modalidade Esportiva:
 Totalizando: 31 atletas.


Delegação de Rio da Conceição:
• Ademilson Oliveira da Silva, Diretor de Unidade da Escola Estadual Virgilio Ferreira de França, portando a bandeira do município.
Modalidade Esportiva:
 Totalizando: 11 atletas.

Delegação de Taipas do Tocantins:
• Manoel Rodrigues Pereira, Diretor Administrativo Adjunto, da Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, portando a bandeira do município.
 Totalizando: 51 atletas.

Delegação de Taguatinga:
• Luzineide Pereira de Queiroz, Diretora de Unidade da Escola Estadual Joaquim José de Almeida, portando a bandeira do município.
Modalidade Esportiva:
 Totalizando: 24 atletas.

• Suporte Pedagógica Maria Sueli Almeida Rocha, portando a bandeira do município, neste ato, representando a Diretora de Unidade da Escola Estadual Justino de Almeida, Ylza Mariana Aires dos Santos Ferreira, Modalidade Esportiva:
 Totalizando: 20 atletas.

• Edílson Luiz Rocha, Diretor de Unidade do Colégio Estadual Professor Aureliano, portando a bandeira do município.
 Totalizando: 54 atletas.

Delegação de Dianópolis: • Maria Santana Oliveira Martins, Diretora de Unidade da Escola Batista B. H. Foremam, portando a bandeira do município.
Modalidades Esportivas:
 Totalizando: 24 atletas.

• Professora de Educação Física, Janailde Melo Bezerra, portando a bandeira do município, neste ato representando o Diretor de Unidade do Centro de Ensino Médio Antônio Povoa, Edson Dias dos Santos,
 Totalizando: 40 atletas.

• Professor Victor Miguel Rotundo, portando a bandeira do município, neste ato representando o Diretor do Instituto de Menores, o Senhor Wilson Araújo Póvoa.
 Totalizando: 10 atletas;

• Roneide Rosa da Silva Siqueira, Diretora Adjunta, portando a bandeira do município, neste ato representando a Irmã Ana Lúcia Batista, Diretora de Unidade do Colégio João d’ Abreu, portando a bandeira do município.
 Totalizando: 83 atletas.
Entrada das bandeiras:

• Convidados:

  1. Hudson Rangel de Souza Mota, conduzindo a Bandeira do Brasil,

  2. Lucíola Almeida Schuwanke, conduzindo a Bandeira do Estado do Tocantins.

  3. Gilvanice Alves Gonçalves, conduzindo a Bandeira do município de Dianópolis.

    Posteriormente foi solicitado aos presentes que se colocassem de pé para execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado a Capela* por Georgina Cardoso Correia, professora do Colégio João d’ Abreu;

    No seguinte momento foi executado o hino do município de Dianopolis, tocado pela Banda Municipal, Bento Jacinto da Silva, conduzida pelo Maestro Sargento, Nilton Sergio da Silva.

    Logo após foram destacados de forma especial a presença das demais autoridades e convidados de honra neste evento:

    Para fazer o uso da palavra foram convidados:

    Edna de Jesus Vieira, Diretora Regional de Ensino de Dianópolis;
     Suzana Salazar de Freitas Morais, Secretária Estadual da Educação e Cultura;
     Ricardo Abalem Júnior, Secretário Estadual de Esporte;
     José Salomão Jacobina Aires, Prefeito Municipal de Dianópolis;


    No momento subsequente e com grande satisfação foi recebida a atleta do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa, Rosângela Alves dos Santos, para receber homenagem pela conquista na modalidade Atletismo em nível Regional promovido pelo Grupo Rede de Atletismo, patrocinado pela CELTINS e apoiado pela DRE-DIANÓPOLIS. Logo após, Rosângela Alves executou o percusso para acender a Pira Olímpica.



Seguindo, foi convidada Suzana Salazar de Freitas, Secretária Estadual da Educação e Cultura, para declarar abertos o XX Jogos Estudantis do Tocantins.

Para fazer o Juramento dos atletas, convidamos Tainara Ribeiro Martins, aluna do Col. Estadual Cel. Jose Francisco de Azevedo;

Para abrilhantar ainda mais nosso evento, foram realizadas as segintes apresentações:

  • Uma coreografia pelos alunos da Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, com o tema: Copa do Mundo, coordenado pelo Professor Marcelo Teles.
  • Apresentação dos alunos do Colégio João d’ Abreu, com o tema: “A arte expressando a dança” – sob a coordenação do Professor Marcos Aurélio.

Reflexção 1


“Plantar e Colher as sementes da felicidade e da inclusão social. È para isso que devemos trabalhar, celebrando cada conquista, cada vitória, promovendo ajuda ao próximo, reconhecendo a beleza e satisfação em poder ajudar, principalmente, fazendo a nossa parte!”
O objetivo é ser uma ponte, para quem quer ajudar com quem precisa de ajuda.
Sabemos que existem diversas formas de ajudar e ser solidário sabemos ainda, que essas ações independem da idade, profissão ou escolaridade, dependem, no entanto da boa vontade e do desejo de querer fazer algo. Quanto mais contribuirmos , mais receberemos.
É Nesta perspectiva, que a Comissão Organizadora dos Jogos Estudantis do Tocantins, estará a partir de agora, homenageando algumas pessoas que expressam a verdade deste espírito solidário, onde cada um é importante e faz toda a diferença, contribuindo assim, para o sucesso deste evento.

Entrega das Placas de Honra ao Mérito

  • Edna de Jesus Vieira, Diretora Regional de Ensino, para fazer a entrega da placa de honra ao mérito ao Exmº Senhor, José Salomão Jacobina Aires, Prefeito Municipal de Dianópolis, em reconhecimento ao apoio dedicado a este evento;

  • Jaime Rodrigues Cabrinha, Coordenador do Centro de serviços da CELTINS, para fazer a entrega da placa de honra ao mérito a Rosângela Alves Santos, aluna do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa, pela Classificação na Seletiva de Atletismo do Grupo Rede em Atletismo, promovido pela CELTINS;

  • Jane de Cássia Ribeiro dos Santos Maciel, Coordenadora Regional de Ensino Fundamental e Médio, para fazer a entrega da placa de honra ao mérito ao Professor Marcelo Teles de Azevedo, em reconhecimento pelo serviço prestado a Regional e dedicação e empenho frente à Educação Física do município de Taipas;

  • Fabiano Rodrigues Marques, Técnico de Currículo de Educação Física, para fazer a entrega da placa de honra ao mérito a Senhora Mágda Lúcia Póvoa Bezerra Magalhães, Assessora aos Municípios, representando os demais servidores da Diretoria Regional de Ensino, em reconhecimento ao trabalho prestado no JET’S por todos estes anos;

  • Suzana Salazar Freitas Morais, Secretária Estadual da Educação e Cultura, para fazer a entrega da placa de honra ao mérito a Ana Lúcia Batista, Diretora de Unidade do Colégio João d’ Abreu, em reconhecimento ao apoio dedicado a este evento.

Reflexão 2

“A prática esportiva apresenta evidências de que poderá participar do processo de crescimento e desenvolvimento humano, desde que se estruture a partir da caracterização da concepção de corpo que assume, da conceitualização e especificação de suas atividades próprias e de criar condições para humanizar, democratizar e organizar princípios que garantam a práxis pedagógica, tendo em vista superar a concepção de homem de mulher, visto como um corpo máquina, que não pensa, não vive intensamente, limitado apenas a reproduzir o movimento que lhe é determinado,”. (Silva, 1995).


Por fim a Diretoria Regional de Ensino e demais parceiros agradecem todos os colaboradores, não apenas pela parceria firmada, mas pela concretização de mais um relevante evento que oportuniza os atletas e comunidade o aprendizado para cidadania, integração, inclusão e emancipação social, momento em que todos foram convidados a prestigiarem a primeira competição que ocorreu no instante seguinte.

Estaremos posteriormente emitindo os resultados oficiais do evento.

Dianópolis, 07 de abril de 2010.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber quando será feita a entrega dos tablets para os alunos que passaram na prova do salto no final do ano 2011.