Blog Assessores de Currículo, Técnicos e Supervisores

27/06/2012

8º ENCONTRO DO CURSO PROFUNCIONÁRIO

TURMAS: ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E INFRA ESTRUTURA
No período de 18 a 21 de junho de 2012 realizou-se o 8º Encontro do Curso Profuncionário – Turmas Alimentação Escolar e Infra Estrutura, onde trabalhamos o Módulo 08 que se trata de Produção Textual na Educação Escolar. O encontro foi muito divertido, além de proveitoso, pois, a construção de textos por parte dos cursistas é uma atividade de suma importância que deve ser aplicada em praticamente todos os módulos.
A criação de textos e ilustrações pelos alunos representa uma motivação para o mesmo, além de desenvolver a escrita, a coordenação motora e estabelecer uma ligação entre disciplinas de todos os módulos.
Durante o encontro foram desenvolvidas várias atividades entre estudos, dinâmicas e mensagens.
Uma das dinâmicas desenvolvida no curso foi a Dinâmica dos Sonhos, onde cada cursista recebeu um balão, um alfinete e um pedaço de papel para escrever seu maior sonho. Depois de escreverem o sonho no papel foi colocado dentro do balão inflado. A tutora deu a seguinte ordem: Defendam seu sonho! Todos estavam juntos em um lugar espaçoso. A tendência foi todos estourarem os balões uns dos outros. Quando fizerem isto a tutora perguntou:
_ Por que destruíram os sonhos dos outros?
Foi dado um tempo para pensarem um pouco e logo a tutora respondeu que para defender o seu sonho você não precisa destruir os sonhos dos outros, basta que cada um fique parado e nenhum sonho será destruído! Todos os cursistas gostaram da dinâmica e aprenderam com a moral que a mesma a repassa a cada participante.
Para abrilhantar o encontro houve a participação da Professora Orientadora do Profuncionário, a Eliana Wildener que veio de Palmas para ouvir os cursistas, tirar eventuais dúvidas e realizar reunião com a tutora. Pôde-se contar também com a participação dos Assessores de Currículo de Português os Professores Antônio Jose e Ariadna, que deram suas contribuições no que se diz respeito à produção textual.

Laurenita Gualberto
Tutora do Profuncionário

Nenhum comentário: